Foto: Divulgação

O Recife se prepara para receber uma visita especial: a Esquadra de Treinamento da Força Marítima de Autodefesa do Japão. Esta visita não é apenas uma simples parada de navios, mas sim uma celebração de laços profundos e históricos. Estamos falando de 128 anos do tratado de amizade, comércio e navegação entre o Japão e o Brasil. Além disso, a visita também comemora os 115 anos da imigração japonesa em terras brasileiras, sendo 105 desses anos vividos intensamente na capital pernambucana.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Detalhes da Visita

No dia 22 de agosto, a partir das 8h30, o cais 3 do Porto do Recife será palco da chegada dos navios de treinamento “KASHIMA” e “HATAKAZE”. A bordo, 560 membros da Esquadra, incluindo 160 Guardas-Marinha que acabaram de se formar na academia militar do Japão. Estes jovens estão em uma jornada de aprendizado e descoberta, navegando pelos oceanos e estreitando laços com diferentes nações. Desde 1957, a Esquadra Japonesa realiza anualmente o Cruzeiro de Treinamento no Exterior. Neste 67º cruzeiro, a viagem abrange 149 dias de navegação, tocando em 8 países.

Objetivo da Navegação Transoceânica

A missão da Esquadra Japonesa vai além de simplesmente navegar. Desde o dia 25 de maio, eles estão em uma navegação transoceânica de instrução, buscando formar os futuros oficiais através de treinamentos no mar. Mas não é só isso. A viagem também tem o propósito de cultivar e promover a amizade entre os países visitados. E o Brasil, com sua rica história e laços com o Japão, é uma parada essencial nessa jornada.

Atividades Programadas e Recepção

Durante a estadia da Esquadra no Recife, diversas atividades estão programadas, fortalecendo a relação entre a Força Naval brasileira e a Esquadra Japonesa. O Comandante do 3º Distrito Naval, Vice-Almirante Alexander Reis Leite, juntamente com o Capitão dos Portos de Pernambuco, Capitão de Mar e Guerra Frederico Medeiros Vasconcelos de Albuquerque, e o Cônsul-geral do Japão no Recife, HIROAKI SANO, estarão presentes para recepcionar e celebrar esta visita tão significativa.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).