Entre os dias 13 e 17 de março, militares do Exército Brasileiro participaram da avaliação técnica e operacional da Lancha de Operações Ribeirinhas São Félix do Araguaia, em Foz do Iguaçu (PR). O evento aconteceu no contexto do Projeto de Obtenção de Embarcações Blindadas e teve como objetivo verificar os requisitos operacionais e técnicos das embarcações blindadas que darão apoio aos Grupos de Combate.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Detalhes da lancha e objetivo dos testes A lancha São Félix do Araguaia, pertencente à classe Conde da Cunha, foi projetada e construída no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro. Os testes buscam avaliar a possibilidade de obtenção da Embarcação Blindada Tipo 2 a partir desta plataforma, levando em consideração características como proteção blindada, apoio de fogo, manobrabilidade, autonomia e facilidade de embarque e desembarque da tropa.

Próximos passos e participantes Em maio, o Alto Comando do Exército analisará os resultados dos testes na Reunião de Decisão Inicial. O evento contou com a participação de oficiais de diversos órgãos militares e teve apoio técnico e operativo da Capitania Fluvial do Rio Paraná, do 34º Batalhão de Infantaria Mecanizada e do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro.

article?img id=16554175&t=1679665965645
article?img id=16554176&t=1679665966396
article?img id=16554177&t=1679665967039
article?img id=16554178&t=1679665967682
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).