Desde o dia 13 de julho, o 19º Regimento de Cavalaria Mecanizado (19º RC Mec), também conhecido como ‘‘Regimento San Martín’’, se encontra em atuação direta no apoio à Defesa Civil do município de Sede Nova. Situada no noroeste gaúcho, a cidade sofreu com o forte impacto de um ciclone extratropical, que provocou severos danos na região.

O Impacto do Ciclone na Comunidade de Sede Nova

O ciclone atingiu em cheio o município, resultando em mais de 500 pessoas desalojadas e cerca de 540 residências danificadas. A área rural de Sede Nova foi a mais afetada. A situação é de calamidade, o que motivou o apoio imediato do Exército Brasileiro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Ações de Reconstrução e Apoio à População

Com o apoio da Prefeitura e da Defesa Civil, os militares estão realizando ações de reconstrução de telhados nos bairros São José, Centro e Interior. O trabalho duro e contínuo é para restabelecer a segurança e o conforto das residências afetadas o mais rápido possível. As equipes militares estão trabalhando incansavelmente para que a população possa retomar a normalidade.

O Papel do Exército em Situações de Emergência

Este cenário reforça a importância do Exército Brasileiro em situações de emergência e desastres naturais. A pronta-resposta do 19º RC Mec mostra o compromisso das Forças Armadas em prestar auxílio à população, mostrando a importância de manter uma estrutura preparada para situações adversas, agindo não só na defesa do país, mas também no suporte aos cidadãos em momentos de crise.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).