default

A Base Aérea de Santa Maria (BASM) está coordenando o Exercício Operacional de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR) entre 20 de março e 4 de abril. O objetivo do treinamento é preparar as equipes dos esquadrões aéreos que realizam ações de reconhecimento aeroespacial, controle aéreo avançado, interferência eletrônica e ataque.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

X IMG 3202

O exercício envolve cerca de 160 militares e aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), como o A-1, R-99, P-3AM, P-95BM e as ARP RQ-450 e RQ-900. Meios de Defesa Antiaérea IGLA-S da FAB e blindados M-113 e Gepard do Exército Brasileiro (EB) também participam do treinamento.

Um total de 10 unidades estão envolvidas no exercício, incluindo esquadrões das aviações de caça, reconhecimento e patrulha, o Quarto Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (4º/1º GCC), Primeiro Grupo de Defesa Antiaérea (1.º GDAEE) e o Terceiro Grupo de Defesa Antiaérea. O Exército Brasileiro participa do treinamento com meios do 29º Batalhão de Infantaria Blindado (29º BIB) de Santa Maria (RS) e da 6ª Bateria de Artilharia Antiaérea Autopropulsada (6º Bia AAAe Ap).

O Comandante da BASM e Diretor do Exercício, Coronel Aviador Luciano Antonio Marchiorato Dobignies, destaca a importância do EXOP IVR 2023 para o desenvolvimento de habilidades e treinamentos na FAB. O exercício permitirá aprimorar táticas, técnicas e procedimentos essenciais para garantir a eficiência no cumprimento das ações de inteligência, vigilância e reconhecimento.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).