Realizado em Fortaleza, o II Encontro Rede Nordeste de Estudos Estratégicos e Inovação, organizado pelo Comando Militar do Nordeste (CMNE) e pela 10ª Região Militar, começou nesta segunda-feira (13/11). Sediado na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), o evento buscou estabelecer parcerias de longo prazo entre o governo, a academia e o setor produtivo, com foco no desenvolvimento e na inovação na Região Nordeste.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Objetivos do Evento

O encontro teve como meta promover a integração, a inovação e o planejamento estratégico, visando o fortalecimento da Defesa Nacional e o desenvolvimento socioeconômico sustentável. Essa iniciativa representa um esforço conjunto para unir diferentes setores em prol de um objetivo comum: o progresso e a segurança da região.

Presenças e Discursos Importantes

imagem 2023 11 16 091700218

A abertura contou com discursos do General de Exército Kleber Nunes de Vasconcellos, Comandante Militar do Nordeste; do Governador do Ceará, Elmano de Freitas; e do Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante. O General Vasconcellos destacou a renovação da matriz energética do Brasil e a importância da coordenação entre os diversos participantes.

Participação da ABIMDE

O evento também teve a participação significativa da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), representada pelo seu diretor-executivo, Coronel Armando Lemos. A presença da ABIMDE enfatizou a importância da indústria de defesa e segurança como vetor de desenvolvimento tecnológico e geração de emprego.

Importância Estratégica do Nordeste

imagem 2023 11 16 091724491

O governador Elmano de Freitas ressaltou a necessidade de resgatar o pensamento estratégico no Brasil, sublinhando o papel vital das instituições e das Forças Armadas. A ênfase na inovação e estratégia no Exército reflete a relevância do Nordeste para os interesses nacionais.

Fortalecendo o Nordeste Através da Colaboração Estratégica

Este encontro demonstra o compromisso contínuo em fortalecer a região Nordeste por meio de colaborações estratégicas entre o setor militar, governamental e industrial. A convergência de ideias e recursos nesse evento é um passo crucial para garantir a segurança e o avanço socioeconômico sustentável da região.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).