No dia 14 de julho, uma manhã memorável foi palco para a cerimônia de diplomação dos estagiários do Curso de Gestão de Recursos de Defesa (CGERD) do Rio de Janeiro. Esta é a primeira turma formada por uma parceria inovadora entre a Escola Superior de Guerra (ESG) e a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). A colaboração entre essas instituições renomadas marca uma importante etapa na formação de profissionais que atuarão na crucial área de gestão de recursos de defesa.

Parceria Inovadora: ESG e Firjan

O CGERD é um programa estratégico para o país, e a parceria entre a ESG e a Firjan ressalta a importância de conectar a indústria e a defesa em busca de profissionais altamente qualificados. A combinação da excelência acadêmica da ESG com a experiência prática e industrial da Firjan criou um curso único, que responde às necessidades emergentes do setor de defesa brasileiro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Turma Ministro Nelson Jobim: Um Mosaico de Talentos

A edição 2023 do CGERD-Rio, batizada de Turma Ministro Nelson Jobim, certificou 19 civis e militares. Entre os formados, 11 são representantes de empresas públicas e privadas e oito são oficiais superiores das Forças Armadas. Esta diversidade de experiências e perspectivas é um trunfo para a efetivação de uma gestão de recursos de defesa inovadora e eficiente.

Próximos Passos e Perspectivas Futuras

O sucesso da parceria entre a ESG e a Firjan e a formatura da primeira turma de CGERD abrem um precedente promissor para futuras colaborações. O mercado demanda profissionais capazes de gerir com eficácia os recursos de defesa, e essa iniciativa se apresenta como uma solução efetiva para esta demanda. A continuidade do CGERD e a expansão para outras áreas são passos naturais que seguem esta conquista, reforçando a relevância deste curso e a importância da parceria entre as instituições envolvidas.

Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).