Em uma demonstração de cooperação internacional e interesse mútuo pelo fortalecimento dos laços acadêmicos e estratégicos, a Escola Superior de Guerra (ESG) do Brasil recebeu, no dia 5 de abril, uma importante comitiva do Paquistão. Liderada pelo General de Divisão Fayyaz Hussain Shah, Inspetor-Geral de Treinamento e Avaliação do Exército paquistanês, e pelo General de Brigada Tariq Naeem Athar, Adido de Defesa do Paquistão no Brasil, a visita é um marco nas relações entre as duas instituições de defesa.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Diálogo e Cooperação Institucional

Snapinsta.app 435840697 749323284044235 580781376745937591 n 1080

Sob a recepção do Vice-Almirante Marcelo Menezes Cardoso, comandante da ESG, a comitiva participou de uma mesa redonda com representantes de diversos setores da Escola, enfatizando a importância do diálogo e da cooperação institucional. O Contra-Almirante Nelson Nunes da Rosa apresentou um panorama das atividades e estudos geopolíticos sobre o Oriente Médio em andamento na ESG, reforçando o papel estratégico da escola no contexto internacional.

Interesse Mútuo em Intercâmbio Acadêmico

O Prof. Dr. Guilherme Lopes da Cunha, representando o Departamento de Estudos, sinalizou um forte interesse em estabelecer programas de intercâmbio entre docentes e discentes das instituições de ambas as nações, destacando os cursos e atividades desenvolvidas pela ESG. Ademais, o Tenente-Coronel José Augusto Pereira da Costa, em nome do Instituto Therezinha de Castro, detalhou as atividades do Programa de Pós-Graduação em Segurança Internacional e Defesa, abrindo possibilidades para uma colaboração acadêmica e de pesquisa ainda mais profunda.

Prospectando um Memorando de Entendimento

A comitiva paquistanesa expressou um profundo interesse em formalizar a cooperação por meio de um memorando de entendimento com a ESG, visando ao intercâmbio de conhecimento geopolítico, docentes e discentes, tendo já enviado uma proposta para apreciação da Escola. Esta iniciativa sublinha a vontade de ambos os países em aprofundar a cooperação educacional e estratégica, visando benefícios mútuos em longo prazo.

Reforço dos Laços Estratégicos e de Amizade

Os oficiais-generais paquistaneses também destacaram a importância estratégica do Paquistão e manifestaram um desejo de reforçar os laços de amizade com o Brasil. A participação da comitiva na LAAD Security & Defense 2024, a maior feira de segurança e defesa da América Latina, realizada em São Paulo, é um testemunho do interesse do Paquistão em engajar-se mais ativamente com os países da região, buscando fortalecer relações e promover a paz e a segurança internacionais.

Este encontro entre representantes da ESG e a comitiva paquistanesa não apenas simboliza um passo importante na aproximação entre Brasil e Paquistão, mas também reitera o papel crucial das instituições educacionais e de defesa na promoção de entendimentos mútuos e na construção de um futuro compartilhado mais seguro.

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).