A curiosidade e o entusiasmo eram visíveis nos rostos dos integrantes do 5º Grupo de Escoteiros do Mar – Almirante Soares Dutra. No dia 12 de agosto, esses jovens tiveram a oportunidade única de visitar o Navio Veleiro Cisne Branco, um dos orgulhos da Marinha do Brasil, que estava ancorado e aberto à visitação no Porto de Maceió. Durante a visita, os escoteiros exploraram cada canto do navio, absorvendo conhecimentos e vivenciando um pouco da rotina dos militares embarcados.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Conexão com a Tripulação

WhatsApp Image 2023 08 28 at 08.51.52

Mais do que apenas observar, os escoteiros interagiram ativamente com a tripulação. Eles fizeram perguntas, buscaram entender as funções de cada área do navio e se interessaram pela vida dos militares a bordo. Essa troca de experiências foi enriquecedora para ambos os lados. A representante dos Escoteiros, Rosa Amélia, expressou sua gratidão ao comandante do navio pela calorosa recepção. Como gesto de carinho e lembrança, o comandante presenteou o grupo com a Challenge Coin do Navio.

A Essência dos Escoteiros do Mar

WhatsApp Image 2023 08 28 at 08.51.35

Com 43 anos de tradição em Alagoas, o Grupo de Escoteiro do Mar Almirante Soares Dutra é um exemplo do compromisso do Escotismo em formar jovens conscientes e conectados com a natureza. Diferentemente de outras modalidades escoteiras, os Escoteiros do Mar têm uma forte ligação com atividades aquáticas, sejam elas no mar, rios, lagos ou lagoas. O objetivo é despertar nos jovens o amor pela vida marítima, pelas técnicas marinheiras, pela navegação e pela rica tradição da marinha.

WhatsApp Image 2023 08 28 at 08.52.06

A visita ao Nve Cisne Branco foi mais do que um passeio: foi uma imersão no universo naval e uma oportunidade de fortalecer os valores e princípios do Escotismo. Ao final da visita, com o coração cheio de gratidão e entusiasmo, os escoteiros ecoaram o grito de guerra, reafirmando seu compromisso com a fraternidade, lealdade e respeito à natureza.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).