Iniciado na última segunda-feira (22/05), o Exercício Excelsior 2023 da Força Aérea Brasileira é uma operação que visa atender às necessidades de saúde das populações ribeirinhas nas localidades de Moura e Barcelos, Amazonas (AM). Até 7 de junho, o Hospital de Campanha da FAB (HCAMP) vai percorrer o Rio Negro, oferecendo atendimento médico vital para estas comunidades isoladas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Navegando o Rio Negro com cuidados de saúde

52928599920 f88f10963d c

O HCAMP foi estrategicamente montado em uma das três balsas utilizadas pela Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA) na operação. A embarcação percorrerá o Rio Negro, alcançando remotas comunidades ribeirinhas e proporcionando acesso a serviços de saúde de qualidade. Espera-se que cerca de 450 pessoas sejam atendidas diariamente durante a operação.

Uma gama abrangente de serviços de saúde

O HCAMP não está apenas equipado para oferecer atendimento médico básico, mas também uma variedade de especialidades, incluindo ortopedia, pediatria, ginecologia, clínica médica, dermatologia, proctologia e odontologia. Além disso, a instalação de saúde itinerante também oferecerá atendimento nas áreas de psicologia e assistência social, exames preventivos de colo do útero e exames laboratoriais e de imagem (raio-x e ultrassonografia). A fim de assegurar que todos os que necessitam desses serviços possam acessá-los, todos os agendamentos serão organizados pelas secretarias de saúde de cada localidade.

Um compromisso com as comunidades isoladas

52922109331 6c307df5e9 c

O Exercício Excelsior 2023 reflete o compromisso contínuo da Força Aérea Brasileira em servir todas as comunidades brasileiras, independentemente de quão remotas possam ser. Ao levar atendimento médico especializado a comunidades ribeirinhas isoladas, a FAB demonstra sua dedicação em assegurar que todos os cidadãos brasileiros tenham acesso a cuidados de saúde de qualidade.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).