Em 10 de novembro, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil recepcionou comitiva do Comando Superior de Educação do Exército da Guatemala (COSEDE), chefiada pelo Coronel QEMA Ronald Eduardo Morales Pérez. A delegação de nação amiga foi recepcionada pelo comandante e instrutores do CCOPAB.

A comitiva, composta por 42 integrantes, participou de cerimonial militar (toque de silêncio) em homenagem aos brasileiros tombados em missões de paz sob a égide de organismos internacionais (ONU e OEA), especialmente aqueles que perderam suas vidas durante o terremoto no Haiti, em 12 de janeiro de 2010.

A atividade contou com uma palestra institucional versando sobre a participação brasileira nas operações de manutenção da paz das Nações Unidas e as atividades de ensino conduzidas pelo Centro Sérgio Vieira de Mello no ano de instrução. A comitiva conheceu as principais dependências utilizadas pelo CCOPAB no processo de ensino-aprendizagem, com destaque para o laboratório de idioma francês. O Coronel QEMA Morales assinou o Livro de Honra do CCOPAB, culminando com as despedidas do comandante e dos oficiais do CCOPAB.

COSEDE
O COSEDE é uma instituição de ensino militar de alto nível com a missão de elaborar e implementar políticas e estratégias para contribuir no cumprimento da doutrina militar e da filosofia educacional do Exército da Guatemala em todos os níveis, incluindo educação, treinamento e profissionalização de oficiais de modo a ter um exército moderno que responda aos desafios que se apresentam.

Fonte: CCOPAB

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui