No dia 10 de março, a Escola Superior de Defesa (ESD) recebeu a visita de representantes do Comando de Defesa Cibernética (ComDCiber) e da Escola Nacional de Defesa Cibernética (ENaDCiber), organizações do Exército Brasileiro (EB). O encontro teve como objetivo apresentar as linhas gerais de um possível curso a ser realizado em parceria ESD-ENaDCiber, com a temática da “Defesa Nacional e a Geopolítica do Espaço Cibernético”, voltado para servidores públicos civis e militares.

A comitiva foi recebida pelo Comandante da ESD, Vice-Almirante Paulo Renato Rohwer Santos, e contou com a presença do Chefe do Departamento Acadêmico da ESD, General de Brigada R/1 Carlos Henrique Teche; o Coordenador de Estudos, Pesquisa, Difusão e Intercâmbio da ESD, Coronel (EB) José Roberto Pinho de Andrade Lima; a Pedagoga da ENaDCiber, Capitão de Fragata (T) Ester Freitas; e o Capitão de Fragata (RM-1) Marco Aurélio, pesquisador da DEPPG/ESD.

Durante a reunião, o General de Divisão (R1) Fernando José Soares da Cunha Mattos, o Brigadeiro do Ar Roberto da Cunha Follador, do ComDCiber, e o Comandante da ENaDCiber, Coronel Sandro Silva Cordeiro, apresentaram as linhas gerais do curso, que tem como objetivo abordar questões de defesa nacional e geopolítica do espaço cibernético. O curso é voltado para servidores públicos civis e militares e será realizado em parceria entre a ESD e a ENaDCiber.

A iniciativa da realização do curso é muito importante para o desenvolvimento e aprimoramento das habilidades em ciberdefesa e cibersegurança no Brasil. Com a crescente importância do espaço cibernético para a segurança nacional, é fundamental que servidores públicos estejam preparados para lidar com as ameaças e desafios que surgem nessa área.

A parceria entre a ESD e a ENaDCiber é uma excelente iniciativa, que permitirá a união de esforços para o desenvolvimento de um curso de excelência em ciberdefesa e cibersegurança. A participação do ComDCiber na iniciativa mostra o comprometimento das Forças Armadas brasileiras com a defesa nacional e a segurança cibernética do país.