Em uma cerimônia que marcou história, o Brasil tornou-se sede do principal programa de estudos do setor espacial do mundo, o Space Studies Program (SSP 23). A abertura oficial do programa ocorreu no dia 26 de junho, no Auditório Marco Antonio Raupp, localizado no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP). A realização do evento no país, pela primeira vez, representa um marco na área espacial, atestando a crescente importância do Brasil neste setor. A organização do programa é uma ação conjunta da International Space University (ISU), do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e da Prefeitura de São José dos Campos.
Relevância do Evento para o Setor Aeroespacial Brasileiro
A cerimônia de abertura contou com a presença de diversas autoridades civis, militares e acadêmicas, incluindo o Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), que destacou a importância do evento para o setor aeroespacial. Ele ressaltou que o invento de Santos Dumont não se limitou à criação do avião, mas inaugurou o que chamamos hoje de setor aeroespacial. “A vocação espacial está entranhada no nosso DNA e essa importante iniciativa da International Space University certamente possibilitará um entrosamento construtivo com vistas à solução de desafios globais críticos, relacionados ao setor espacial do Brasil e dos demais países aqui representados”, afirmou.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
Cooperação Internacional e Desenvolvimento do Setor Aeroespacial
Durante o evento, o Reitor do ITA, Professor Anderson Ribeiro Correia, reforçou a relevância do Instituto para o desenvolvimento do setor aeroespacial brasileiro. Ele ressaltou como parcerias, como a estabelecida entre o ITA, o INPE, a Prefeitura de São José dos Campos e a ISU, são fundamentais para o fortalecimento do setor no Brasil. O Reitor indicou que valores comuns, como a busca pela excelência, o foco em liderança, empreendedorismo e inovação, são as bases para novas oportunidades de cooperação internacional após o programa.
Integração do Espaço e da Economia
A Presidente da ISU, Pascale Ehrenfreund, destacou a integração do universo à economia. “O setor espacial está crescendo rápido e gerando muitos empregos, então, o que estamos criando são caminhos para conexões internacionais e para impulsionar carreiras”, explicou Pascale, agradecendo ao Brasil pela estrutura e calorosas boas-vindas. O ITA, INPE e a Prefeitura de São José dos Campos uniram forças para atender as necessidades do programa que, desde 1988, já formou mais de 5.400 estudantes de 110 países distintos.