No dia 16 de março, uma comitiva da 5ª Divisão de Exército (5ª DE), juntamente com representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) do governo do estado do Paraná, visitaram as instalações da 2ª Companhia do 5º Batalhão de Suprimento (2ª Cia/5º B Sup), localizada na cidade de Palmeira (PR), onde encontra-se o terreno da “Fazenda Baronesa”, área de interesse da EMBRAPA para uma possível cessão de uso em prol da vinda da “Nova Escola de Sargentos das Armas” (ESA) para terras do Paraná.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

article 6 2

O objetivo da visita foi conhecer as atividades desenvolvidas pela Subunidade, assim como áreas agricultáveis da Fazenda. Durante a visita os integrantes do grupo de trabalho que estão realizando os estudos de viabilidade da permuta da área, percorreram parte dos aproximadamente 17.000.000 m². Verificaram “in loco” as possíveis áreas de interesse para pesquisas científicas de desenvolvimento de grãos, e as áreas importantes para o funcionamento orgânico, logístico e estratégico da 2ª Companhia de Suprimento.

Num contexto mais amplo, a visitação faz parte das tratativas para a proposta de mudança da Escola de Sargentos das Armas (ESA), atualmente localizada em Três Corações (MG), para a cidade de Ponta Grossa na região centro-sul do Paraná, região com alto índice de desenvolvimento humano (IDH), grande tradição histórica e no eixo dos centros econômicos, políticos e industriais do Brasil.

Fonte: 5° Batalhão de Suprimento
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).