Google News

Por Israel Blajberg

Em 16 jul 1944 aportaram em Nápoles os primeiros 5 mil soldados da FEB que o Brasil enviou para ajudar a derrotar o nazifascismo na 2ª. Guerra Mundial. O navio de transporte de tropas americano partiu a 2 de julho de 1944, o poderoso “USS General W. A. Mann”, deixava a costa brasileira rumo ao porto de Nápoles, na Itália. Sem ainda saber o porto de destino, os pracinhas iam sorrindo e cantando.

blank

A primeira missão da Marinha Brasileira chegara ao fim com os destróieres brasileiros “Marcilio Dias”, “Greenhalgh”, “Mariz e Barros” comboiando o 1º Escalão até o Estreito de Gibraltar. Nesta ocasião o General Mascarenhas de Morais transmitiu a seguinte mensagem telegráfica ao Capitão de Mar e Guerra Antônio Alves Câmara Júnior, Comandante da Frota brasileira: “ – Em nome dos brasileiros que partem para a linha de frente, a fim de continuar o glorioso trabalho de nossa Marinha na defesa de nossa soberania, apresento minhas despedidas: gratíssimo pela vossa proteção contra os submarinos”.

Neste 16 de julho de 2021 comemoramos também os 58 Anos de Fundação da ANVFEB – Assoc Nac dos Vets da FEB (16-7-1963) e os 45 Anos da Inauguração do Prédio da Casa da FEB (16-7-1976), com a presença do Presidente Ernesto Geisel, quando centenas de veteranos formaram ao longo da Rua das Marrecas. www.casadafeb.com

Participe do nosso grupo e receba as principais notícias do Defesa em Foco na palma da sua mão.

blank

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui