Três Corações (MG) – A Escola de Sargentos das Armas (ESA) recebe, no dia 29 de agosto, a visita do General de Brigada Moises da Paixão Junior, Comandante da Artilharia do Exército – Forte Santa Bárbara, acompanhado do Major Paulo Davi de Barros Lima Filho. O General de Brigada Paixão foi recebido pelo General de Brigada Reinaldo Salgado Beato, Comandante da ESA.

Ato contínuo, o Comandante da Artilharia do Exército ministrou palestra ao Corpo de Alunos e Estado-Maior da Escola sobre o Comando de Artilharia do Exército. Na oportunidade, o General de Brigada Paixão discorreu sobre o Projeto Estratégico ASTROS, que se destaca como força de dissuasão extrarregional, capaz de proteger a Nação e de neutralizar qualquer tentativa de ameaça à fronteira terrestre, às águas jurisdicionais e ao espaço aéreo. Destacou, também, a importância, no cenário mundial atual, de termos uma Artilharia estruturada, com homens equipados, treinados e adestrados.

Outro ponto evidenciado foi a importância da Logística de Mísseis e Foguetes cuja função é a de garantir a disponibilidade plena do Sistema, prever e prover os suprimentos e realizar o transporte estratégico dos meios ASTROS.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Comandante também apresentou ao futuro Sargento Combatente de Artilharia as unidades subordinadas ao Comando de Artilharia do Exército: 6º Grupo de Mísseis e Foguetes (6º GMF), 16º Grupo de Mísseis e Foguetes (16º GMF), Centro de Instrução de Artilharia de Mísseis e Foguetes (CI Art Msl Fgt), Centro de Logística de Mísseis e Foguetes (C Log Msl Fgt), Bateria de Comando do Comando de Artilharia de Exército (Bia C/Cmdo Art Ex), todas localizadas na cidade de Formosa-GO.

Após a palestra, o Comandante da Artilharia do Exército visitou o Espaço Cultural Duque de Caxias e conheceu o Curso de Artilharia, onde visitou o Pavilhão de Linha de Fogo e a exposição de material e assistiu à demonstração do Morteiro 120 mm.

Momento alto da visita foi a entrega do Sistema Genesis (Imbel GEN-3004), uma valiosa ferramenta de adestramento e instrução, seja no terreno ou em sala de aula, que possibilita maior precisão e um expressivo ganho de velocidade no processamento das missões de tiro, substituindo métodos tradicionais e atendendo às demandas de Apoio de Fogo.

O Comandante do Forte Santa Bárbara assinou o Livro de Honra da ESA, eternizando sua visita nos registros deste Estabelecimento de Ensino.

Fonte: Escola de Sargentos das Armas

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).