No último dia 8 de julho, a Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina (EAMSC) realizou uma Festa Julina com o objetivo de celebrar e fortalecer os laços entre a família naval, amigos e convidados. O evento, que contou com o apoio do Abrigo do Marinheiro e da Casa do Marinheiro de Florianópolis (CAMAF), mostrou o espírito festivo e solidário da comunidade naval.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Comida, música e diversão

A festa teve todas as características de uma autêntica celebração junina. Havia uma diversidade de comidas e brincadeiras típicas de festa junina que agradaram a todos os presentes. E claro, a música foi um dos grandes destaques do evento. A apresentação ficou por conta do Trio Cascaes e do Conjunto Musical composto pelo Corpo de Alunos da EAMSC, que animaram a festa com músicas típicas e arranjos contagiantes.

Solidariedade em foco

imagem 2023 07 23 072951681

Para os organizadores, porém, a festa não era apenas sobre diversão e celebração. Eles tinham um objetivo maior: ajudar aqueles em necessidade. Para a entrada na festa, foi solicitada aos participantes a doação de 1kg de alimento. As doações foram destinadas à Instituição “Fraternidade O Caminho”, localizada em Florianópolis/SC. Ao todo, a iniciativa resultou na arrecadação de 280 kg de alimentos não perecíveis, demonstrando o espírito solidário da família naval e seus convidados.

A Festa Julina da EAMSC não foi apenas uma celebração alegre e divertida, mas também uma demonstração de solidariedade e compaixão. Foi uma oportunidade para a família naval se reunir, celebrar e ao mesmo tempo fazer a diferença na vida de pessoas necessitadas.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).