Militares realizam cerimonial à Bandeira nas proximidades de Abidjã, Costa do Marfim

O Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Araguari”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, desatracou, no dia 26 de setembro, da Base Naval de Natal, no Rio Grande do Norte, e iniciou seu deslocamento, a fim de participar da quarta edição do exercício multinacional “Grand African Nemo 2022”, que acontece no período de 7 a 19 de outubro, no continente Africano.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O exercício conta com a participação de marinhas dos continentes africano, europeu e americano, com o objetivo de incrementar a interoperabilidade entre as nações participantes, contribuindo para o aumento da segurança marítima e proteção contra a pirataria; o tráfico de armas e drogas; a pesca ilegal; e outras atividades ilícitas na região do Golfo da Guiné e áreas marítimas adjacentes. Neste ano, o navio brasileiro participará das atividades na área que compreende as costas da Guiné, Serra Leoa, Libéria, Costa do Marfim e Gana.

npaoc araguari atracado no porto de abidja
NPaOc “Araguari” atracado no Porto de Abidjã, Costa do Marfim, iluminado com as cores da Bandeira Nacional

No dia 6 de outubro, por ocasião do fundeio em águas jurisdicionais da Costa do Marfim, a tripulação participou de um cerimonial à Bandeira, marcando o final da travessia entre o Brasil e o continente africano. Ao pôr do sol, o navio exibiu as cores da Bandeira Nacional, destacando a presença brasileira em importante área do entorno estratégico brasileiro.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).