Comandante em Chefe da Esquadra e Comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra no convoo do NAM “Atlântico”

O Comandante em Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Claudio Henrique Mello de Almeida, e o Comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra, Vice-Almirante Carlos Chagas Vianna Braga, embarcaram no Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”, nesta segunda-feira (24), para acompanhar o planejamento e os preparativos para o desembarque anfíbio, o momento mais aguardado das Operações “ADEREX-Anfíbia/Superfície 2021”. Nesta ação, todos os meios envolvidos nas operações serão empregados para realizar o desembarque de material, suprimentos e tropas na Praia de Itaoca, litoral do Espírito Santo.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O desembarque anfíbio ocorrerá no dia 25 de maio, considerado o “Dia D” das Operações “ADEREX-Anfíbia/Superfície”. Desde o início da comissão, adestramentos e exercícios de preparação foram realizados para aprimorar a capacidade operativa dos meios envolvidos.

blank
Carro Lagarta Anfíbio reembarcando no Navio Doca Multipropósito “Bahia”
após treinamento para o “Dia D”

A “ADEREX-Anfíbia/Superfície”, que ocorre entre os dias 20 e 28 de maio, tem o propósito de praticar exercícios visando ao adestramento dos meios no controle das embarcações que realizam movimento do navio para a terra, além de contribuir para o treinamento das tropas da Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE), incluindo elementos de Operações Especiais (Comandos Anfíbios) e militares do Grupamento de Mergulhadores de Combate (GRUMEC).

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).