Comandante do 8º Distrito Nava l recepciona o Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha

Na tarde de ontem (9), o Comando do 8º Distrito Naval realizou uma cerimônia cívico-militar em comemoração ao Dia da Amigo da Marinha. O evento, que ocorreu na sede do mencionado Distrito, foi presidido pelo Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e
Tecnológico da Marinha, Almirante de Esquadra Petronio Augusto Siqueira de Aguiar.

Ao todo, foram convidadas 100 personalidades, entre civis e militares, e três instituições a serem homenageados com a outorga da “Medalha Amigo da Marinha”. A comenda é concedida a civis, militares de outras Forças, bem como Instituições que tenham se distinguido no trabalho de divulgar a mentalidade marítima ou o relacionamento com a Marinha do Brasil.

002
O evento contemplou o cerimonia l à Bandeira narrado

A solenidade teve início com cerimonial à Bandeira narrado, onde cada ato foi explicado, cultuando assim as tradições, honras e sinais de respeito que remontam aos primórdios da navegação à vela. Em seguida, foi lida a ordem do dia do Diretor do Centro de Comunicação Social da Marinha, Contra-Almirante Alexandre Taumaturgo Pavoni, o qual ressaltou a importância Dia Nacional do Amigo da Marinha. “É com júbilo e orgulho que hoje homenageamos e saudamos a esses brasileiros que, voluntariamente, se dedicam a conscientizar a sociedade brasileira sobre a importância do mar e de nossas águas interiores para o país.”

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

003
Imposição da Comenda aos agraciados

O presidente da Soamar São Paulo, Mário Simonsen, representando as somares presentes, aproveitou sua alocução para reforçar o vinculo que a Somar promove entre a Marinha e a Sociedade cível através de encontros, palestras e simpósios. Também parabenizou os agraciados pela comenda. “Agraciados, parabéns! Tenho certeza que completaram sua missão de forma exemplar naquilo que era a fim de estarem aqui, nesse momento. A todos, dou o meu bem-vindo a bordo para navegarmos com bons ventos e mares tranquilos.“

Dia Nacional do Amigo da Marinha

O Dia Nacional do Amigo da Marinha é comemorado em 06 de novembro, data de nascimento do ex-Ministro da Marinha, o Almirante de Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, Patrono das Sociedades de Amigos da Marinha (SOAMAR). O Almirante Maximiano foi o grande incentivador dessas organizações, que tiveram como gênese a Associação Santista dos Amigos da Marinha (ASAM), criada em 1972.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).