Detran Alagoas orienta condutores que perderam a placa do veículo nas chuvas

Devido às fortes chuvas que atingiram o estado no último final de semana, muitas pessoas perderam placas de veículos por causa das enchentes ou locais de alagamento. Pensando nisso, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AL) orienta sobre o que os proprietários devem fazer para regularizar a situação.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

De acordo com a chefe de Controle de Veículos do Detran-AL, Graça Cardoso, a primeira atitude do proprietário do veículo deve ser abrir um Boletim de Ocorrência (BO) na Polícia Civil de Alagoas, indicando se a placa perdida foi a traseira ou a dianteira.


Nos siga no Instagram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de Maceió.

“Com a abertura de BO, os órgãos de segurança pública e os de trânsito estarão cientes sobre o extravio, e isso irá evitar futuros problemas caso a placa seja clonada ou o condutor seja abordado durante alguma fiscalização, evitando a perda de pontos na CNH [Carteira Nacional de Habilitação] e o pagamento de multa por conduzir o veículo sem placa”, informou Graça Cardoso.

Após a abertura do BO é necessária a emissão da guia de vistoria. Com o pagamento efetuado, o condutor deve comparecer em qualquer  um dos postos de vistoria do Detran-AL, localizados no prédio-sede, no bairro Cidade Universitária, na Central Já! do Maceió Shopping ou em alguma das 14 Ciretrans espalhadas pelo interior do estado.

No momento da vistoria o proprietário do veículo deve apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), o Boletim de Ocorrência contendo relato do evento e dados do veículo, RG ou CNH. Com a vistoria realizada, a próxima etapa é se dirigir até uma casa de placas, para que a nova identificação seja estampada.

Placa cinza

Nos casos de perda de uma placa cinza, o proprietário deverá fazer uma etapa a mais, que seria o procedimento de alteração de características e dados do veículo, já que será necessária a mudança para a placa MercoSul.

“As placas cinzas não são mais fabricadas em Alagoas desde 2018, então nas situações de perda ou extravio do equipamento, será necessário fazer a mudança para a placa MercoSul, e dessa forma haverá uma mudança de característica e dado do veiculo”, explicou Graça Cardoso.

Além de emitir a guia de vistoria, será preciso realizar o pagamento de uma outra guia antes de fazer o agendamento para solicitar a Alteração de Características/Dados do Veículo.

Placa recuperada

Os proprietários que conseguirem achar a placa perdida devem tomar cuidado e realizar a leitura do QrCode para ter certeza da autenticidade do material. “Mesmo o proprietário encontrando a placa do veículo, ele deve abrir o Boletim de Ocorrência, porque os dados podem ter sido copiados, para serem clonados posteriormente, trazendo prejuízos futuros para o cidadão”, disse Graça Cardoso.





Maceió em Foco