Rio de Janeiro (RJ) – O Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados do Comando da 1ª Região Militar (SFPC da 1ª RM) realizou, no dia 26 de maio, a Operação Vulcão, para a destruição de três toneladas de armamento no âmbito do estado do Rio de Janeiro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A destruição de armamento irregular faz parte do permanente e intenso trabalho de fiscalização do SFPC/1 para a gestão de Produtos Controlados pelo Exército e da interação entre Poder Judiciário, Órgãos de Segurança Pública e Comando do Exército.

Na ocasião, 1.133 armas de diversos calibres apreendidas nos primeiros cinco meses de 2022, que foram recebidas e pré-destruídas pela Comissão de Recebimento e Destruição de Armas de Fogo (CRDAF), tiveram seus restos metálicos derretidos em alto-forno de uma empresa siderúrgica parceira do Exército Brasileiro. Dessa forma, a Operação Vulcão contribui para a segurança pública e garante a integridade da sociedade brasileira, impedindo que armas de fogo sejam desviadas para ações criminosas contra pessoas e patrimônios, em mais uma demonstração de ação estratégica e operacional da Força Terrestre.

A Operação é coordenada pelo Comando Militar do Leste, cabendo o seu planejamento e execução ao Comando da 1ª Região Militar. A atividade aconteceu na presença da chefia do SFPC da 1ª RM e contou com o apoio do BMSA, 11º BPE, BEsCom, 1º DSup, Base Adm Ap/1ª RM, HgeRJ, Cia/C 1ª RM e 111ª Cia Ap MB.

Fonte: 1º Região Militar

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).