A partir de 6 de outubro, instrutores do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) participarão, por vídeo conferência, de seminário virtual conduzido pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (ICRC, sigla em inglês).

O seminário, denominado “Jornadas de Derecho Internacional Humanitario (DIH): los desafíos actuales del DIH en América Latina”, será dividido em quatro sessões ao longo do mês de outubro: Sessão nº 1: “Violencia urbana en contextos de conflicto armado y otras situaciones de violencia”; n° 2: “Memoria y Conflictos Armados”; n° 3: “Consecuencias humanitarias de los conflictos prolongados”; e n° 4: “Los niños y los conflictos armados”.

Na abertura do evento, foi destaque, a participação de altos funcionários do ICRC de Genebra bem como a do Assessor Jurídico Regional (Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai) do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Gabriel Valladares. Ainda naquela ocasião, ocorreu o lançamento dos artigos em espanhol da Revista Internacional da Cruz Vermelha.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Sessão n° 1, realizada em 6 de outubro, contou com a participação de conferencistas civis e militares, o que muito contribuiu em conhecimento ao corpo docente do Centro.

No âmbito do CCOPAB, o Direito Internacional Humanitário (IHL, sigla em inglês) é um tema muito relevante pois é difundido por ocasião dos treinamentos pré-desdobramento para as missões de paz e desminado humanitário sob a égide de organismos internacionais (ONU e OEA).

Fonte: CCOPAB
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).