Nesta sexta-feira (04), os ministros da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, e da Educação, Camilo Santana, assinaram um acordo de cooperação técnica para estudar a criação de uma nova unidade do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) ou de uma faculdade de engenharia vinculada ao instituto, em Fortaleza, no Ceará. Será a primeira instalação fora de São José dos Campos (SP), onde o ITA atua desde 1950.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Assinatura do MD e do MEC para construção de CAMPUS do ITA em Fortaleza - Moisés Machado (8 de 9).jpg

O ministro da Defesa falou da possível escolha do estado do Ceará para a nova unidade. “É uma forma de descentralizarmos as oportunidades da Educação, levar a Ciência para outros cantos do território. A assinatura desse acordo para iniciarmos os estudos é um momento importantíssimo. É um sonho antigo de muitas pessoas envolvidas aqui e será um grande feito para o Nordeste brasileiro.”, afirmou o ministro.

Assinatura do MD e do MEC para construção de CAMPUS do ITA em Fortaleza - Moisés Machado (5 de 9).jpg

Nos próximos dias, os dois ministérios vão designar representantes para coordenar a execução do acordo. Na ocasião, serão cinco representantes do Ministério da Defesa, três deles do Comando da Aeronáutica, e cinco representantes do Ministério da Educação. A iniciativa prevê estudos e levantamentos técnicos para definir a estratégia de implantação do campus avançado ou da faculdade de engenharia. A ideia é aproveitar a estrutura da Base Aérea de Fortaleza, no estado.

O comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, falou sobre o elevado número de aprovações no estado. “40% dos alunos aprovados no ITA são oriundos do estado do Ceará. O resultado dos estudos deve ser divulgado no prazo de 60 dias”, disse.

Também estiveram presentes durante a reunião o chefe de Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues Aguiar Freire; o chefe de Assuntos Estratégicos da Defesa, Tenente-Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araújo; o governador do Ceará, Elmano de Freitas; a secretária de Educação Superior do MEC, Denise Pires de Carvalho; e a Presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, entre outros convidados.

ITA – O Instituto Tecnológico de Aeronáutica é uma instituição universitária pública ligada ao Comando da Aeronáutica (COMAER). Está localizado no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), na cidade paulista de São José dos Campos. Especializado nas áreas de ciência e tecnologia no Setor Aeroespacial. O ITA é considerado um centro de referência no ensino de engenharia no Brasil.

Por Carlos Borges
Fotos: Moisés Machado

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).