Rio de Janeiro (RJ) – O Grupamento de Unidades Escola – 9ª Brigada de Infantaria Motorizada (GUEs – 9ª Bda Inf Mtz) comemorou seu 77º aniversário, no dia 11 de novembro, com uma solenidade no Quartel Histórico do Realengo. O evento constou de uma formatura e uma apresentação das bandas de música das Unidades subordinadas à Brigada.

A formatura foi presidida pelo Comandante da 1ª Divisão de Exército, General de Divisão Kleber Nunes de Vasconcellos, oportunidade em que o Comandante da Brigada, General de Brigada Ricardo Luiz da Cunha Rabelo, destacou o legado histórico, o poder de combate e o valor dos integrantes da 9ª De Guerra.

Na ocasião, foram agraciados com o diploma de Amigo da Brigada, os militares e civis que durante o ano apoiaram de forma significativa o cumprimento das missões da Brigada.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Após a solenidade, os ilustres convidados e militares assistiram a uma apresentação das bandas de música “in concert”, com a execução de composições em homenagem ao Brasil, ao Rio de Janeiro, aos nossos heróis e aos integrantes atuais desta Grande Unidade.

Atualmente, a GUEs – 9ª Bda Inf Mtz é integrante do Sistema de Prontidão da Força Terrestre, estando em execução a certificação do 1º ciclo de sua Força de Prontidão (FORPRON). Seus integrantes são militares motivados, comprometidos com a sua capacitação, que despertam a confiabilidade de todos  para o cumprimento das mais diversas missões.

Prestigiaram o evento o Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista, General de Brigada Frutuoso, o Comandante da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército, General Januário, e o Chefe do CCOp do CML, General de Brigada Paulo Edson.

Fonte: Grupamento de Unidades Escola – 9ª Brigada de Infantaria Motorizada

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).