Programa Estratégico ASTROS: Capacitação Intensiva em Artilharia de Mísseis e Foguetes para Militares

Cursos para operação e manutenção do Sistema de Mísseis e Foguetes ASTROS aconteceram no Forte Santa Bárbara, em Formosa, Goiás

Em uma jornada que se estendeu de 6 de março a 2 de junho, o Centro de Instrução de Artilharia de Mísseis e Foguetes realizou cursos intensivos para oficiais e sargentos. Foi conduzido também o curso de Manutenção Eletrônica do Sistema de Mísseis e Foguetes. Ambos os treinamentos aconteceram no Forte Santa Bárbara, localizado em Formosa, Goiás, seguindo as diretrizes do Comando de Artilharia do Exército.

Metodologia dos Cursos

A fase inicial dos cursos contou com estudos a distância, seguida por 12 semanas de intensas instruções teóricas, práticas e de simulação. Com este cronograma, o Centro de Instrução busca capacitar os militares em várias funções. Entre elas, o emprego tático, a técnica de tiro, logística, operação e manutenção do Sistema ASTROS. O esforço educacional resultou na capacitação de 46 oficiais, subtenentes e sargentos do Exército Brasileiro e do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Sistema ASTROS

O Sistema ASTROS (Artillery SaTuration ROcket System) é uma plataforma de lançamento múltiplo de foguetes produzida no Brasil. Este Programa Estratégico equipa a Força Terrestre com mísseis e foguetes de alta tecnologia, capazes de atingir alvos entre 10 e 300 km. Os mísseis e foguetes são lançados a partir das plataformas das viaturas que compõem o sistema.

Investimento Estratégico do Exército Brasileiro

Através do Programa ASTROS, o Exército Brasileiro investe na capacidade de apoio de fogo de longo alcance, além de precisão e letalidade elevadas. Trata-se de um investimento estratégico, que permite ao Brasil ter maior autonomia e eficácia em suas operações militares, aumentando a segurança e a defesa do território nacional.

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).