Com o objetivo de avançar na formalização dos acordos de cooperação com Benin e Togo, o Adido de Defesa do Brasil no Senegal participou, entre os dias 22 e 26 de agosto, de reuniões com os chefes das Forças Armadas das duas nações africanas. O assunto de maior interesse demonstrado pelas nações africanas foi a Base Industrial de Defesa (BID), que inclui o desenvolvimento tecnológico na área e a realização de operações combinadas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

De acordo com informações do Adido, as negociações com Benin estão em estágio mais avançado e, já em 2023, deve ocorrer a assinatura do acordo. Ainda segundo o Adido, as reuniões também visaram o estreitamento de laços com o setor de defesa dos dois países.

Os países têm localização estratégica no Golfo da Guiné, de grande importância para a Defesa do Brasil. O Acordo de Cooperação é um instrumento de consolidação da relação entre dois países, com garantia de reciprocidade nas ações. O Adido sublinhou, ainda, que, no momento em que a Marinha do Brasil participa de exercícios no Golfo da Guiné, o avanço de parcerias formais revela-se ainda mais importante.

IMG-20220823-WA0028.jpg

No Togo, entre os dias 22 e 24, o Adido reuniu-se com o Chefe do Estado-Maior Geral das Forças Armadas. No encontro, que contou com a presença do Embaixador do Brasil naquele país, foram debatidos, ainda, exercícios militares no Golfo da Guiné e formação de militares togolêses no Brasil.

Fotos: Divulgação

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).