Curitiba (PR) – No dia 27 de outubro, encerrando as atividades do exercício integrador de defesa antiaérea denominado PLANEX 2022, os alunos do Curso de Artilharia Antiaérea para Oficiais (CAAAe Of) visitaram as instalações do CINDACTA II, onde tiveram a oportunidade de conhecer as atividades daquele Centro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Mais tarde, foram realizadas as apresentações finais dos trabalhos desenvolvidos ao longo das duas últimas semanas, na presença do  Comandante da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército, General de Brigada Ricardo Santos Taranto e de comandantes de organizações militares da Guarnição de Curitiba e da Lapa. Os alunos realizaram reconhecimentos terrestres e aéreos e finalizaram o planejamento de defesa antiaérea de pontos sensíveis em Zona do Interior dentro de um contexto de combate moderno.

Fonte: EsACosAAe

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).