Em uma iniciativa pioneira, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e as renomadas companhias aéreas Azul, Gol e Latam assinaram um Acordo de Cooperação Operacional. Esse acordo permitirá que controladores de tráfego aéreo tenham a oportunidade única de acompanhar voos comerciais diretamente das cabines, interagindo e trocando informações valiosas com os pilotos. Através dessa interação direta, os profissionais poderão compartilhar experiências e elaborar relatórios que visam aprimorar o fluxo das aeronaves e garantir a segurança das operações.

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Benefícios Mútuos e Aprimoramento Contínuo

Esse projeto, que havia sido interrompido em 2008, retorna com força total e terá duração de cinco anos. Durante esse período, os controladores terão a chance de voar nas rotas que supervisionam e também de visitar outros órgãos operacionais com os quais interagem regularmente. O objetivo é que, ao retornarem às suas bases, possam compartilhar insights sobre como tornar os serviços mais eficientes, considerando as particularidades e desafios enfrentados pelas companhias aéreas. A expectativa é que essa troca de experiências resulte em melhorias significativas nas normas, manuais e, consequentemente, na qualidade da aviação nacional, beneficiando todos os passageiros.

A Visão das Grandes Companhias Aéreas

Líderes das principais companhias aéreas do Brasil expressaram seu entusiasmo e confiança no projeto. Danilo Marcondes de Andrade, da Gol Linhas Aéreas Inteligentes, destacou que a iniciativa trará mais eficiência para a aviação brasileira. Paulo Fontes, da Azul Linhas Aéreas, enfatizou a importância do diálogo contínuo entre as instituições para garantir a segurança de voo. E Alexandre Marqueto, da LATAM Airlines do Brasil, ressaltou que o projeto não apenas aprimora o trabalho dos controladores, mas também dos pilotos, criando um ambiente de cooperação e entendimento mútuo.

Compromisso com a Excelência e Segurança

O Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi, Diretor-Geral do DECEA, reforçou o compromisso da Força Aérea Brasileira em manter e fortalecer essa parceria. Ele destacou a importância de avaliar constantemente se as ações estão alinhadas com as necessidades do setor e identificar áreas de melhoria. A cooperação entre controladores de tráfego aéreo e pilotos é um passo significativo para garantir que a aviação brasileira continue a crescer com eficiência e segurança.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).