Operação “Ágata” inutiliza draga de garimpo ilegal na tríplice fronteira da Amazônia

O Exército Brasileiro autuou o dono da embarcação no contexto da operação que visa combater crimes transfronteiriços e ambientais

No domingo (7), o 2º Pelotão Especial de Fronteira do Exército Brasileiro (EB) inutilizou uma draga oriunda do garimpo ilegal durante a Operação “Ágata” – Comando Conjunto Uiara –, realizada na tríplice fronteira da Amazônia, entre Brasil, Colômbia e Peru. O dono da embarcação também foi autuado pelo EB.

A Operação “Ágata”, coordenada pelo Ministério da Defesa e executada pela Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira em cooperação com órgãos federais, estaduais, municipais e agências governamentais, tem como objetivo combater crimes transfronteiriços e ambientais e intensificar a presença do Estado Brasileiro na faixa de fronteira.

No contexto da operação, a Marinha do Brasil realiza Ações de Assistência Hospitalar no rio Javari, atendendo comunidades indígenas e o município de Tabatinga (AM). O Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) Oswaldo Cruz continuará atendendo comunidades no município de Atalaia do Norte (AM).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias, faça denúncias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).