Freepik

Em uma resposta direta à tentativa da Coreia do Norte de lançar seu primeiro satélite espião, os Estados Unidos convocaram uma reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) para a sexta-feira, 2 de junho. A informação foi divulgada por Nate Evans, porta-voz da missão norte-americana nas Nações Unidas. A tentativa de lançamento do satélite ocorreu na quarta-feira, 31 de maio, e resultou em fracasso, com o propulsor e a carga caindo no mar.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Washington Condena Lançamento Norte-Coreano

Os Estados Unidos condenaram o ato da Coreia do Norte, argumentando que o uso da tecnologia de mísseis balísticos viola múltiplas resoluções do Conselho de Segurança da ONU. Além disso, Washington expressou preocupação de que a tentativa de lançamento poderia desestabilizar a situação de segurança não apenas na região, mas também em uma escala global.

A Reunião Será Transmitida ao Vivo

Segundo Evans, a reunião convocada pelos Estados Unidos será aberta, o que implica que os procedimentos serão transmitidos ao vivo. Além dos Estados Unidos, a convocação foi apoiada por Albânia, Equador, França, Japão, Malta e Reino Unido.

Resposta da Coreia do Norte e Comentários do Secretário de Defesa dos EUA

Após o lançamento fracassado, Kim Yo Jong, irmã do líder norte-coreano Kim Jong Un, afirmou que seu país em breve colocará um satélite espião militar em órbita e aumentará sua capacidade de vigilância militar. Essa declaração gerou preocupações adicionais. Em resposta, o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, em sua visita a Tóquio na quinta-feira, expressou que “os programas nucleares e de mísseis perigosos e desestabilizadores da Coreia do Norte ameaçam a paz e a estabilidade na região”.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).