Em uma resposta direta à tentativa da Coreia do Norte de lançar seu primeiro satélite espião, os Estados Unidos convocaram uma reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) para a sexta-feira, 2 de junho. A informação foi divulgada por Nate Evans, porta-voz da missão norte-americana nas Nações Unidas. A tentativa de lançamento do satélite ocorreu na quarta-feira, 31 de maio, e resultou em fracasso, com o propulsor e a carga caindo no mar.
Washington Condena Lançamento Norte-Coreano
Os Estados Unidos condenaram o ato da Coreia do Norte, argumentando que o uso da tecnologia de mísseis balísticos viola múltiplas resoluções do Conselho de Segurança da ONU. Além disso, Washington expressou preocupação de que a tentativa de lançamento poderia desestabilizar a situação de segurança não apenas na região, mas também em uma escala global.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
A Reunião Será Transmitida ao Vivo
Segundo Evans, a reunião convocada pelos Estados Unidos será aberta, o que implica que os procedimentos serão transmitidos ao vivo. Além dos Estados Unidos, a convocação foi apoiada por Albânia, Equador, França, Japão, Malta e Reino Unido.
Resposta da Coreia do Norte e Comentários do Secretário de Defesa dos EUA
Após o lançamento fracassado, Kim Yo Jong, irmã do líder norte-coreano Kim Jong Un, afirmou que seu país em breve colocará um satélite espião militar em órbita e aumentará sua capacidade de vigilância militar. Essa declaração gerou preocupações adicionais. Em resposta, o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, em sua visita a Tóquio na quinta-feira, expressou que “os programas nucleares e de mísseis perigosos e desestabilizadores da Coreia do Norte ameaçam a paz e a estabilidade na região”.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395