No dia 30 de janeiro, a 15ª Companhia de Infantaria Motorizada (15ª Cia Inf Mtz) comemorou os seus 75 anos. A “Sentinela da Fronteira” comemora a chegada de seus precursores na cidade de Guaíra, uma história iniciada em 1947.  Ao longo de sua existência foi designada 3ª Companhia do 1º Batalhão de Fronteira, entre 1947 e 1949, 5ª Companhia de Fronteira, entre 1949 e 1989, 3ª Companhia do 34º Batalhão de Infantaria Motorizado, entre 1989 e 2010, quando passou à denominação atual, 15ª Companhia de Infantaria Motorizada.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A 15ª Companhia de Infantaria Motorizada continua realizando suas missões institucionais, integra o Sistema de Monitoramento de Fronteiras, além de participar de diversas operações, com destaque para Operação Hórus, em cooperação com os Orgãos de Segurança Pública, Estaduais e Federais, no enfrentamento aos crimes transfronteiriços, defendendo a Soberania Nacional e cumprindo seu papel de Sentinela da Fronteira.

A atividade contou com a presença do Prefeito Municipal Heraldo Trento, de autoridades civis, militares e religiosas, de indígenas, de veteranos, de ex-integrantes e amigos da Companhia, que puderam relembrar o passado e rever velhos companheiros de caserna, visita ao museu e exposição de materiais orgânicos da subunidade.

Ao final da solenidade, os veteranos e ex-integrantes, entraram em forma e se juntaram a Companhia para realizar o desfile da tropa.

Fonte: 15ª Cia Inf Mtz

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).