Porto Alegre (RS) – Nesta quinta-feira, dia 13, ocorreu a Passagem de Comando do Comando Militar do Sul (CMS), no 3º Regimento de Cavalaria de Guarda, a unidade de Cavalaria mais antiga do país, com 285 anos de história.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Com a presença do General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, Comandante do Exército Brasileiro, o General de Exército Fernando Jose Sant’Ana Soares e Silva entregou o cargo, depois de quase um ano à frente do CMS. A solenidade iniciou com a inauguração do retrato do General Soares, que ficará na Galeria dos Antigos Comandantes, um ritual tradicional nas solenidades de Passagem de Comando do Exército Brasileiro, inclusive com a presença de familiares.

No Pátio de Formatura do Regimento, em ato solene e na presença de convidados e autoridades civis e militares, ocorreu a Passagem de Comando, um dia importante para as quase 160 Organizações Militares do Sul do Brasil. Em seu discurso de despedida, o General Soares disse que as palavras, naquele dia, seriam apenas de agradecimento e, dirigiu-se à tropa.

“Dirijo-me aos meus subordinados, os homens e as mulheres que integram o Comando Militar do Sul e, que eu tive o privilégio de comandar. Vocês são militares de valores. De Guaíra a Jaguarão, na nossa fronteira, bandeiras do Brasil tremulam nos mastros dos nossos quartéis, indicando que esta terra tem dono”, destacou.

A cavalo, em frente ao Comandante do Exército e à tropa, o General Soares transmitiu o cargo: “Entrego o Comando Militar do Sul ao Senhor General de Exército Hertz Pires do Nascimento.”

Como ocorre tradicionalmente, em resposta, o novo Comandante, respondeu: “Assumo o Comando Militar do Sul!”

Encerrando a cerimônia no Regimento Osorio, as tropas, cavalos, viaturas e blindados desfilaram em continência ao novo Comandante Militar do Sul.

“Com certeza deu para sentir, por essa pequena amostra, a relevância e o que representa o Comando Militar do Sul para o Exército Brasileiro, com ¼ do nosso efetivo”, disse o Comandante do Exército, General Tomás.

O General Soares segue para Brasília/DF, onde será o Chefe do Estado-Maior do Exército Brasileiro. O General Hertz terá pela frente o desafio de comandar o CMS, que detém a maior potência de fogo do Exército, com 75% da frota blindada do país.

“Vocês podem imaginar a minha satisfação em estar retornando ao CMS, após 12 meses em Brasília e, em particular, por já ter servido ao CMS por metade da minha vida profissional”, frisou General Hertz.

O novo Comandante ainda elogiou a tropa. “Eu confio muito na qualidade profissional do soldado dos três estados, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Pela apresentação da tropa de hoje, pela postura, disciplina, viaturas e equipamentos, deu para termos uma ideia de onde todos nós estamos trabalhando. Pessoal profissional, dedicado, de um comportamento exemplar”, finalizou.

O Comando Militar do Sul engloba os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com 53 mil militares. No total, são três Divisões de Exército, duas Regiões Militares, oito Brigadas, duas Artilharias Divisionárias, um Grupamento de Engenharia, um Grupamento Logístico e, ainda, 19 Tiros de Guerra, totalizando aproximadamente 53 mil militares no seu efetivo.

Fonte: CMS, por Tenente Nathalia King

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).