Mestrandos e doutorandos das Escolas de Altos Estudos das Forças Armadas e do Ministério da Defesa participaram do evento

A Escola de Guerra Naval (EGN) promoveu, nos dias 30 e 31 de agosto, o VII Seminário dos Programas de Pós-Graduação (PPG) das Escolas de Altos Estudos das Forças Armadas e do Ministério da Defesa (MD). O evento, uma iniciativa do MD, tem por objetivo estimular a produção intelectual e a integração acadêmica de docentes e discentes dos PPG das Escolas de Altos Estudos das Forças Armadas e da Escola Superior de Guerra (ESG), contribuindo para o fortalecimento do conceito de Defesa como área do conhecimento.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O seminário contou com a participação de mestrandos e doutorandos da EGN, Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), Universidade da Força Aérea e ESG, que realizaram a exposição de suas pesquisas na área da Defesa.

Durante o primeiro dia, ocorreram as apresentações dos trabalhos dos mestrandos e a realização de dois minicursos proferidos pela Doutora em Relações Internacionais (PUC-Rio) e Pesquisadora de Pós-Doutorado na Escola de Ciências Sociais da Fundação Getúlio Vargas, Veronica Fenocchio Azzi, e pelo Doutor em Relações Internacionais (PUC-Rio) e Professor adjunto do Programa de Pós-graduação de Estudos Marítimos (PPGEM) da EGN, Marcelo M. Valença, para os participantes ali presentes.

brigadeiro do ar camilo durante o encerramento do evento
Brigadeiro do Ar Camilo durante o encerramento do evento

O último dia foi marcado pelas apresentações dos doutorandos e pela premiação das melhores dissertações. O encerramento do evento contou com a participação do Vice-Chefe de Educação e Cultura do Ministério da Defesa, Brigadeiro do Ar José Augusto Peçanha Camilo, que em suas palavras destacou a importância do seminário para o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos Programas de Pós-Graduação das Forças Armadas e parabenizou os pesquisadores premiados pelo alto nível dos trabalhos apresentados, incentivando-os a perseverarem nos seus estudos em benefício da Defesa Nacional.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).