O Comando Militar do Oeste deu início, na sexta-feira, 21, à mais uma edição do programa “Conheça o Seu Exército”. Durante o ano de 2023, nove participantes terão a oportunidade de conhecer diversos locais considerados essenciais para a defesa e preservação da fronteira oeste do Brasil. As atividades começam no histórico Forte de Coimbra, seguindo no sábado para o Pelotão Especial de Fronteira de Porto Índio.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Conexão com as Comunidades Indígenas

Uma das paradas programadas para a expedição é a visita à aldeia dos Guatós. Nesse local, será realizado um apoio cívico-social aos indígenas, demonstrando o compromisso do Exército Brasileiro com a proteção e apoio às populações indígenas. Esta visita oferece uma oportunidade rara de interação e compreensão da rica cultura indígena, bem como um vislumbre do trabalho diário do exército na proteção das fronteiras.

Vislumbrando o Legado do Exército Brasileiro

O último dia do programa será marcado por uma visita ao Museu da Força Expedicionária Brasileira, localizado no 9º Batalhão de Engenharia de Combate, na cidade de Aquidauana. Os participantes terão a oportunidade de assistir a uma montagem da passadeira da Engenharia, uma estrutura utilizada em obras e nas diversas operações do Exército Brasileiro. A visita ao museu permitirá aos participantes uma visão detalhada da história do Exército Brasileiro e seu papel fundamental na proteção do país.

Participação Diversificada e Interesse Nacional

A edição de 2023 do programa conta com uma diversidade de convidados, incluindo o Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Sérgio Martins, o Procurador-Chefe do Ministério Público Estadual, Alexandre Benites, além de empresários nacionais e regionais, jornalistas e influencers. Esta variedade de participantes reflete o interesse amplo na defesa das fronteiras e na preservação da soberania nacional.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).