Entre os dias 12 e 28 de setembro de 2023, a cidade de Curitiba, no Paraná, tornou-se o palco de um importante evento internacional. O Capitão ANDRÉ LUCAS, instrutor do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), esteve presente como observador no Curso de Treinamento de Funções Específicas de Trabalho dos Policiais das Nações Unidas. Uma iniciativa que contou com a coordenação conjunta da Polícia Militar do Paraná (PMPR), Organização das Nações Unidas (ONU) e do International Police Peacekeeping Operations Support (IPPOS).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Preparando os Futuros Defensores da Paz

Snapinsta.app 385479811 17994864902253031 9062837482574796371 n 1080

O principal objetivo do curso foi capacitar 21 policiais, vindos de oito diferentes países, para se tornarem instrutores especializados em preparar policiais militares para atuarem em Missões de Paz. Durante o treinamento, os participantes foram imersos em uma série de temas cruciais para o desempenho eficaz como Policial das Nações Unidas. Entre os tópicos abordados estavam:

  • Mentoria: Como guiar e aconselhar outros profissionais no ambiente desafiador das missões de paz.
  • Monitoramento e Assessoramento Policiais: A importância de observar, avaliar e orientar as ações policiais em contextos internacionais.
  • Policiamento Orientado à Comunidade: Aproximando a polícia das comunidades locais, promovendo segurança e confiança.
  • Desenvolvimento e Construção de Capacidades Policiais: Estratégias e técnicas para fortalecer e expandir as habilidades dos policiais em missões de paz.

Uma Parceria Estratégica

Snapinsta.app 385474070 17994864911253031 8256451631758670254 n 1080

A Inspetoria Geral das Polícias Militares (IGPM), vinculada ao Comando de Operações Terrestres (COTER), reconhecendo a importância desse treinamento, delegou ao CCOPAB a responsabilidade de enviar um instrutor para o curso. A presença do Capitão André Lucas não só reforçou o compromisso do Brasil com as missões de paz internacionais, mas também serviu para atualizar e enriquecer os conhecimentos que serão transmitidos nas futuras capacitações realizadas pelo CCOPAB.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).