O 32º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha (32º BIL Mth), situado no bairro Valparaíso, próximo ao centro de Petrópolis, foi acionado para assistir a população nas primeiras horas após as fortes chuvas que atingiram o município. A unidade do Exército Brasileiro integra os trabalhos do Comando Conjunto Leste (C Cj L), que também inclui tropas da Marinha e da Força Aérea. Uma reunião foi realizada no batalhão com a presença do Presidente da República e diversas autoridades das esferas federal, estadual e municipal.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O batalhão recebeu uma área de pouso de aeronaves e acessibilidade para circulação de escavadeiras, caminhões e viaturas empregadas nas ações de remoção de resíduos sólidos de vias obstruídas. A estrutura abrigou militares que atuavam no apoio ao resgate de vítimas pela Defesa Civil, no corte de árvores, no transporte de donativos, na contenção de encostas, no balizamento e controle de trânsito, no reconhecimento especializado de engenharia com elaboração de cartas temáticas e avaliação técnica de áreas de risco, controle do tráfego aéreo e monitoramento meteorológico, bem como comportaram o efetivo da própria unidade, composto por moradores de Petrópolis que, em muitos momentos, atuavam no bairro onde residem.

Nesse período, com cerca de 130 equipamentos necessários para as diversas missões realizadas, os militares apoiaram o resgate de 48 vítimas em coordenação com a Defesa Civil, removeram aproximadamente 2 mil metros cúbicos de resíduos, como entulho, lama e escombros – equivalentes a mais de 130 caminhões do tipo baú –, e viabilizaram a desobstrução de cerca de 50 vias de acesso. Já foram atendidas mais de 1,8 mil pessoas no Hospital de Campanha e transportadas aproximadamente 310 toneladas de donativos, incluindo água, alimentos, kits de higiene e material de limpeza.

Comando Conjunto Leste 
Desde as primeiras horas do dia 16 de fevereiro de 2022, após o Ministério da Defesa determinar, por meio da Diretriz Ministerial nº 1/2022, o emprego temporário e episódico de meios das Forças Armadas em ações de apoio à Defesa Civil no município de Petrópolis, o Comando Conjunto Leste (C Cj L) tem atuado em ações que impactam, positivamente, a população. Nas últimas duas semanas, mais de 1,1 mil militares do C Cj L atuaram – em coordenação com outros órgãos governamentais – na mitigação dos impactos nas áreas atingidas pelas fortes chuvas.

Fonte: CML

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).