Missa em celebração aos 200 anos da independência reuniu cerca de 400 pessoas

O Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN), por meio de sua Assistência Religiosa, promoveu, no dia 2 de setembro, uma missa solene em comemoração aos 200 anos de Independência do Brasil, na Catedral Basílica de São Salvador. Cerca de 400 pessoas, entre autoridades civis e militares das Forças Armadas e Auxiliares, participaram do evento.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil, Dom Marcony Vinícius Ferreira, ressaltou que vários eventos estão sendo promovidos para marcar a data e a cidade de Salvador (BA) foi escolhida para sediar o ato religioso. De acordo com o Capelão Naval, Capitão-Tenente (CN) João Ricardo de Oliveira Ventura, a capital soteropolitana foi escolhida pela sua importância histórica, uma vez que a Bahia foi um dos estados que se destacou na luta pela soberania do País. É importante salientar que a Arquidiocese de São Salvador da Bahia foi a primeira do Brasil e, por isso, possui o título de Primaz do Brasil.

O Comandante do 2º Distrito Naval, Vice-Almirante Humberto Caldas da Silveira Junior, destacou que a independência foi conquistada com muito esforço e foi consolidada militarmente no estado da Bahia, por terra, por mar, por baianos, por brasileiros e até por estrangeiros. “Estamos aqui para relembrar esta importante data e desejar feliz próximos 200 anos de independência”, salientou.

evento foi realizado por meio da assistencia religiosa
Evento foi realizado por meio da Assistência Religiosa do Com2ºDN

Este ano, além do Bicentenário da Independência, celebrado em 7 de setembro, a Marinha também rememora a criação da Esquadra brasileira, que completa 200 anos no dia 10 de novembro.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).