A Marinha do Brasil mobilizou-se rapidamente para auxiliar a população do litoral Norte do Estado de São Paulo após as fortes chuvas na região. Com o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico” e mais de 1.000 militares, a Marinha montou um Hospital de Campanha e equipes móveis de assistência médica para atender os desabrigados na região.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

foto 2 abrigo
Profissionais de saúde em atendimento à população no Hospital de Campanha, em Juquehy

A prontidão da Marinha para atuar em situações de emergência possibilitou que fossem mapeadas as necessidades locais para o melhor emprego das capacidades trazidas pelo navio. Além disso, a capacidade operativa do NAM “Atlântico”, somada ao caráter expedicionário e de pronto emprego do Corpo de Fuzileiros Navais, possibilitou que fossem levados com agilidade equipamentos de engenharia, maquinários e materiais para a prestação do apoio humanitário.

foto1 abrigo
Desobstrução de via no centro de Boiçucanga

As ações em terra contaram com a atuação de militares do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais de Apoio à Defesa Civil, criado em 2011, que atua em situações de catástrofes naturais e acionamentos humanitários. Para a população, o trabalho realizado pela Marinha do Brasil foi fundamental para o restabelecimento da situação na região.

foto 3 abrigo 0
Entrega de donativos na localidade de Barra do Sahy

A mobilidade, permanência e versatilidade da Marinha do Brasil contribuíram para o sucesso da Operação “Abrigo pelo Mar”. O emprego do maior navio de guerra da Marinha, o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”, adaptado para operar em seu interior um Hospital de Campanha com mais de 200 leitos, reafirma a capacidade da Marinha de atuar em situações de calamidade pública.

foto capa abrigo pelo mar abrigo pelo mar infografico final prancheta 1

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).