Mais uma palestra voltada aos militares da reserva foi realizada nessa terça-feira (18/10), em celebração ao Dia do Aviador e Dia da Força Aérea Brasileira (FAB). Desta vez, a exposição feita pelo Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, foi dirigida à Velha Guarda do estado do Rio de Janeiro (RJ). O evento aconteceu no Auditório da Universidade da Força Aérea (UNIFA) e contou com a participação de 170 Oficiais-Generais e Oficiais, de ontem e de hoje.

i22101911040909581

Como nas demais apresentações, o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior abordou a atual conjuntura da Força Aérea: a consolidação da estrutura organizacional com as últimas aquisições, a melhoria e o desenvolvimento do Sistema de Saúde da Aeronáutica, dentre outros assuntos. “Nosso objetivo é trazer um panorama geral, de como está a nossa Força Aérea, nas mais diversas áreas, mas principalmente, as novidades do Sistema de Saúde da FAB, que tem sido continuamente desenvolvido e aperfeiçoado, visando acolhimento e fila zero”, comentou o Oficial-General.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Ainda no evento, o Comandante da Aeronáutica pontuou que o cenário atual apresenta constantes mudanças e exige uma visão estratégica para o futuro da FAB, na qual é preciso estar atento ao contexto geopolítico e às novas oportunidades. “Investimento no setor aeroespacial, também é ponto fundamental para a Força Aérea do futuro”, acrescentou.

i22101911035606860Aos 91 anos, o Oficial-General com data de praça mais antiga presente na palestra, Brigadeiro do Ar Clóvis de Athayde Bohrer, agradeceu pela apresentação do Comandante e destacou a importância da atividade anual. “Tivemos a oportunidade de ouvir, com muita propriedade, uma exposição sobre a atual situação da nossa Força Aérea. E o que vimos e ouvimos nos deixam com muito orgulho, por ver que a Instituição está situada no mesmo patamar em que estão as melhores Forças Aéreas do mundo, mantendo a soberania do espaço aéreo e integrando o território nacional com o objetivo de defender anossa Pátria”, declarou.

i22101911035905515

Participaram do evento Oficiais-Generais membros do Alto-Comando da Aeronáutica; além de Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares; e de Oficiais-Generais e Coronéis da FAB.

As palestras do Comandante da Aeronáutica para os militares da reserva acontecem desde 2010.

Fotos: Sargento P. Silva / CECOMSAER

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).