Na manhã do dia 25 de setembro, o Rio Paraguai foi palco de uma ação heroica realizada pelo Navio-Patrulha (NPa) “Pirajá”. Durante as atividades da Operação Ágata Oeste, a tripulação do NPa Pirajá avistou uma Lancha de Transporte Escolar da Prefeitura de Corumbá que estava à deriva, nas proximidades de Porto Fandango. A embarcação transportava seis tripulantes, que se encontravam em uma situação de risco.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Ação Imediata

Ao perceber o pedido de ajuda da lancha, o NPa Pirajá não hesitou e rapidamente se deslocou até a margem para prestar socorro. Ao se aproximar, a tripulação do Navio-Patrulha identificou que a lancha estava enfrentando problemas no motor, o que a deixou à deriva no rio. Com habilidade e eficiência, o NPa Pirajá iniciou o procedimento de reboque da embarcação.

Destino Seguro

Graças à rápida intervenção do Navio-Patrulha, a Lancha de Transporte Escolar foi rebocada com segurança até a Escola Municipal Rural de Educação Integral – Polo Paraguai Mirim. A ação bem-sucedida garantiu que todos os tripulantes fossem resgatados sem nenhum ferimento, e a lancha escolar pudesse ser reparada e retornar às suas atividades normais.

Compromisso com a Segurança

Este resgate reforça o compromisso da Marinha do Brasil em garantir a segurança nas águas brasileiras. Ações como essa demonstram a prontidão e a eficiência das forças navais, que estão sempre alertas para prestar auxílio em situações de emergência, protegendo a vida e o bem-estar dos cidadãos.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).