A Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE) realizou, no dia 20 de julho, a cerimônia de encerramento para os formandos do Curso de Formação de Aquaviários – Marinheiro Auxiliar de Máquinas e Marinheiro Auxiliar de Convés, no Arquipélago de Fernando de Noronha. O curso, com carga horária de 80 horas, foi realizado no período de 10 a 20 de julho e contou com a participação de 34 alunos.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Local e Estrutura do Curso

A qualificação ocorreu nos auditórios do Posto de Saúde da Família e da Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio de Fernando de Noronha. Esses locais foram escolhidos para proporcionar um ambiente adequado para o aprendizado teórico e prático dos futuros aquaviários.

Conteúdo do Curso

Durante a formação, os novos aquaviários receberam instruções sobre uma variedade de disciplinas essenciais para a sua atuação. Entre os temas abordados estavam navegação, manobra de embarcações, comunicações, motores, manuseio de cargas, entre outros. Essas competências são fundamentais para garantir a segurança e a eficiência na navegação e operação de embarcações.

Impacto da Formação

A formação de novos aquaviários é uma contribuição significativa para a segurança da navegação e para o desenvolvimento da atividade marítima em Fernando de Noronha. Além disso, o curso oferece uma oportunidade de qualificação profissional para os habitantes do arquipélago, contribuindo para a geração de emprego e renda na região.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).