Foto: Alberto César Araújo

Na última sexta-feira, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) se vestiu de gala para comemorar os 52 anos do Colégio Militar de Manaus (CMM). A solenidade, proposta pelo deputado estadual Dr. Gomes, não foi apenas um reconhecimento à instituição, mas um tributo à sua relevância histórica e educacional para a capital amazonense.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Presenças Notáveis e Homenagens

O evento contou com a presença de diversas autoridades, tanto civis quanto militares, além de professores, alunos e ex-alunos. Todos unidos para celebrar a trajetória de excelência do CMM. Entre os presentes estavam o secretário de Estado da Casa Militar, Coronel PM Fabiano Machado Bó, o Comandante do Colégio Militar, Coronel Alexandre Magno Deveza Pereira, e representantes de diversas instituições do estado. O deputado Dr. Gomes, ao expressar sua alegria pela homenagem, destacou a contribuição inestimável do CMM à sociedade amazonense, enfatizando sua excelência e qualidade de ensino.

A Visão do Comandante

O Coronel Alexandre Magno Deveza Pereira, ao agradecer a homenagem, ressaltou a visão do Exército brasileiro sobre a educação integral. Ele destacou que o CMM não se limita apenas ao ensino em sala de aula, mas busca desenvolver os jovens em suas aptidões físicas, cognitivas e sociais, oferecendo uma gama de atividades extraclasse que são fundamentais para a formação cidadã.

O Legado do Colégio Militar de Manaus

O CMM, fundado em 1971, tem uma história rica e significativa. Sob a liderança do Coronel Jorge Teixeira de Oliveira, tornou-se o oitavo colégio militar do Brasil e o primeiro na região da Amazônia. Desde sua fundação, tem sido um farol de educação de alta qualidade para filhos e dependentes de militares, bem como para a sociedade amazonense. O colégio, além de ser pioneiro no uso do Ensino a Distância (EAD), mantém uma tradição de enfatizar os valores, costumes e tradições do Exército Brasileiro, garantindo uma formação cidadã completa para seus estudantes.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).