Local do exercício em Santana (AP)

A Capitania dos Portos do Amapá (CPAP) participou, no dia 15 de setembro, da simulação de vazamento de óleo no Rio Amazonas, em Santana (AP), promovida pela Empresa de Distribuição de Combustíveis Ipiranga. Além de militares da CPAP, estiveram presentes servidores da Defesa Civil e membros de empresas privadas.

O exercício ocorreu no Terminal de Uso Privado da Empresa Ipiranga e consistiu na simulação de derramamento de cinco metros cúbicos de gasolina, com o objetivo de testar as técnicas de contingência do óleo e comprovar a eficiência das equipes de mobilização de segurança durante acidentes ambientais.

Na ocasião, foi enfatizada a importância de um Plano de Emergência Individual, que se aplica a portos organizados, instalações portuárias, plataformas e suas instalações de apoio, bem como de um Plano de Auxílio Mútuo entre empresas privadas e instituições públicas, para uma pronta resposta diante de um acidente envolvendo derramamento de óleo e derivados, minimizando perdas e danos.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).