Comandante do CISMAR explica aos membros do Ministério Público do Trabalho como funcionam os sistemas e as atividades desempenhadas pelo Centro

O Centro Integrado de Segurança Marítima (CISMAR) recebeu, no dia 16 de novembro, a visita de uma comitiva do Ministério Público do Trabalho. O evento tem como objetivo a aproximação entre as instituições, sendo uma possibilidade de fortalecer parcerias, que atualmente estão em andamento, além de identificar objetivos sinérgicos no incremento de atuações integradas visando ao bem-estar e à segurança da mão de obra que tira do mar o seu sustento.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Comandante do CISMAR, Capitão de Mar e Guerra João Batista Barbosa, proferiu uma palestra sobre as atividades desenvolvidas pelo Centro em prol da Segurança Marítima, apresentando os sistemas de monitoramento e também a atuação integrada junto às agências governamentais nacionais e internacionais no combate às “novas ameaças” ao tráfego marítimo, além de ser um incremento na cooperação e sinergia entre as instituições.

A comitiva faz parte da Coordenadoria Nacional de Trabalho Portuário e Aquaviário (CONATPA), do Ministério Público do Trabalho, composta pelo Subprocurador-Geral do Trabalho Jeferson Luiz Pereira Coelho, Corregedor-Geral do MPT, da Procuradora do Trabalho Flávia Oliveira Veiga Bauler, Coordenadora Nacional de Trabalho Portuário e Aquaviário e do Procurador do Trabalho Gustavo Chagas, Vice-Coordenador Nacional da CONATPA. Participaram do encontro o Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Alipio Jorge Rodrigues da Silva, e o Subchefe de Operações do Comando de Operações Navais, Contra-Almirante Gustavo Calero Garriga Pires.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).