De 26 e 29 de outubro, ocorreram as comemorações do 79º aniversário da Cooperação Militar Brasileira no Paraguai (CMBP), atividade que foi prestigiada pelo Chefe do Departamento de Engenharia e Construção (DEC), General de Exército Júlio Cesar de Arruda.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Cumprindo agenda oficial em Assunção, em 26 de outubro, o General Arruda reuniu-se com o Embaixador do Brasil na República do Paraguai, Flavio Soares Damico, com o Ministro de Defesa Nacional do Paraguai, General de Exército da Reserva Bernardino Soto Estigarribia; com o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Militares Paraguaias, General de Divisão Cesar Augusto Moreno Landaira e com o Comandante do Exército Paraguaio, General de Exército Oscar Arnaldo Cardozo Gonzalez.

No dia 27, participou da solenidade propriamente dita, acompanhado pelo Adido de Defesa e do Exército e Chefe da CMBP. No dia seguinte, foi recebido pelo Comandante interino de Engenharia do Exército do Paraguai, Coronel Erico Javier Oviedo Caceres, Quartel-General do Comando de Engenharia, oportunidade em que assistiu a apresentação dos militares paraguaios e apresentou algumas das atividades realizadas pelo DEC, no Brasil. Foi convidado a inaugurar um campo de minas eletrônico, construído com a colaboração da CMBP.

Antigo integrante da CMBP, o General Arruda visitou sua sede, quando lhe foram apresentadas, dentre outros assuntos, as principais atividades atualmente conduzidas pelos militares brasileiros em missão no Paraguai, no contexto da cooperação militar desenvolvida com o propósito de fortalecer a integração e a amizade entre o Exército Brasileiro e o Exército Paraguaio.

Fonte: CMBP
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).