Em um movimento de ampliação da conscientização sobre o autismo, o Núcleo de Assistência Social (NAS) do Comando do 3° Distrito Naval (Com3°DN) realizou uma palestra marcante sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) no dia 17 de abril. Este evento faz parte da campanha “Abril Azul”, dedicada ao mês de conscientização do autismo, e está inserido no Programa de Atendimento Especial da Diretoria de Assistência Social da Marinha.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

ESPECIALISTAS ABORDAM DIVERSOS ASPECTOS DO TEA

A palestra foi conduzida pela psicóloga Anilza Santos Cordeiro da Silva, especialista em habilitação e reabilitação de pessoas com TEA, junto à psicóloga clínica e mãe de uma criança atípica, Clara Camila da Silva de Carvalho. O evento abordou a história e o conceito do autismo, explorando suas causas, métodos de identificação e as melhores práticas para o manejo e cuidado com os portadores do transtorno. Essas informações são cruciais para desmistificar o autismo e fornecer conhecimento essencial para a melhoria contínua do atendimento e suporte.

DESMISTIFICANDO O AUTISMO PARA A COMUNIDADE NAVAL

O público-alvo do evento incluiu pessoas menos familiarizadas com o TEA, refletindo o objetivo da Marinha de informar e transformar concepções pré-existentes sobre o transtorno. A iniciativa visa também integrar e preparar melhor os membros da comunidade naval para apoiar indivíduos com autismo, seja no ambiente profissional ou pessoal.

EXPANSÃO DO ALCANCE POR VIDEOCONFERÊNCIA

A palestra foi transmitida por videoconferência até a Agência da Capitania dos Portos de Areia Branca, demonstrando um esforço para aumentar a visibilidade do tema e proporcionar um amplo suporte. Esta abordagem não apenas facilitou a participação de um número maior de pessoas, mas também reforçou a importância de discutir e entender o TEA em todas as esferas da organização militar.