Parceria fortalece Base Industrial de Defesa

Na tarde da sexta-feira (10), integrantes da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD) do Ministério da Defesa (MD) celebraram a assinatura de três protocolos de intenções com as Federações das Indústrias dos Estados de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul. Esse protocolo contribuirá para fortalecer a base científica e tecnológica nacional, em prol da Base Industrial de Defesa (BID).

O primeiro documento firmado foi com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Departamento Regional de Minas Gerais (SENAI/DRMG). As duas instituições foram representadas pelo Presidente do Conselho Consultivo do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT/SENAI), Ailton Ricaldoni Lobo. Ele enfatizou que o protocolo é um marco para o futuro da tecnologia em Minas Gerais e no Brasil. “Entendemos que o fator diferencial de agregação de poder de uma nação está, hoje, ancorado na vertente de inovação e de tecnologia, seja na área da Defesa ou de desenvolvimento. Dessa forma, a parceria que, aqui, nos reúne proporcionará uma aceleração do processo de inovação”, salientou Ailton.

Igor Soares-7.jpg

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O segundo protocolo assinado foi com o Serviço Social da Indústria – Departamento Regional do Estado do Rio de Janeiro (SESI-RJ) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Departamento Regional do Estado do Rio de Janeiro (SENAI-RJ), representado pelo Diretor Regional do SENAI-RJ, Alexandre dos Reis. Ele destacou que, “com esse protocolo, a indústria vem para ajudar no desenvolvimento da Defesa. O desafio e a responsabilidade são grandes para o Estado do Rio de Janeiro e para o SENAI”.

Igor Soares-18.jpg

O último protocolo foi assinado com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Departamento Regional do Rio Grande do Sul (SENAI-RS). O vice-presidente da FIERGS, José Agnelo Seger, frisou que o objetivo de assinatura do protocolo é fortalecer o elo entre os institutos de ciências e tecnologias, as indústrias e o governo. “Visando parcerias tecnológicas e a promoção de negócios a partir do planejamento de visitas técnicas, eventos nacionais e internacionais, para divulgar produtos da área de Defesa”, frisou Agnelo.

Igor Soares-30.jpg

Todos os protocolos visam a união de esforços dos partícipes, para definir as formas de incentivo e para facilitar a integração com o MD. Assim, o elo entre Institutos de Ciência e Tecnologia, Indústria e Governo será fortalecido, ao tempo que fomentará parcerias tecnológicas e promoção de negócios, a partir do planejamento e da realização de visitas técnicas e de eventos nacionais e internacionais que divulguem produtos, pesquisas, serviços e empresas associadas, referentes à área de Defesa e de Ciência, Tecnologia e Inovação e à sua interface com as demais políticas públicas.

De acordo com o Secretário de Produtos de Defesa, Marcos Rosas Degaut Pontes, a assinatura do protocolo de intenções mútuas une esforços dos partícipes para definir formas de incentivar e facilitar a integração. “Estou convicto de que essa parceria entre o MD e as federações das Indústrias de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul coloca, na história, um importante marco para a ciência, tecnologia e inovação de interesse da Defesa. Dentro em breve, frutos já serão percebidos em proveito do Governo, da Indústria e da Academia”, pontuou o secretário Degaut.

Igor Soares-46.jpg

Prestigiaram a cerimônia o Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Sérgio José Pereira; o Secretário-Geral da Marinha, Almirante de Esquadra Marcelo Francisco Campos; o Chefe de Operações Conjuntas do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Petronio Augusto Siqueira de Aguiar; o Diretor-Geral do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia, Rafael Pinto Costa; e o Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto, Tenente-Brigadeiro do Ar da reserva Jeferson Domingues de Freitas.

Igor Soares-47.jpg

Com informações da SEPROD
Fotos: Igor Soares

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui