No dia 11 de outubro, a Base Naval de Aratu (BNA) foi palco de um momento marcante para a Marinha do Brasil. A cerimônia de Juramento à Bandeira Nacional reuniu 26 alunos que concluíram o Curso de Formação de Oficiais da Reserva de 2ª Classe da Marinha (RM2) do Serviço Militar Voluntário (SMV). Estes alunos, oriundos de diversas especialidades, passaram por um rigoroso Estágio de Serviço Técnico e Estágio de Adaptação e Serviço na Escola de Formação de Reservistas Navais (EFRN).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Presenças Ilustres e Reconhecimento

A solenidade contou com a presença de autoridades militares, incluindo o Comandante do 2º Distrito Naval, Vice-Almirante Antonio Carlos Cambra, e o Comandante da BNA, Capitão de Mar e Guerra Fernando Ataide de Melo. Além deles, representantes de outras Organizações Militares de Salvador e Aratu, bem como familiares e amigos dos formandos, prestigiaram o evento. A diversidade dos formandos foi notável, com representantes do Quadro de Apoio à Saúde, Cirurgiões-Dentistas, Corpo de Engenheiros da Marinha e Quadro Técnico. O destaque da turma, Guarda-Marinha (RM2-EN) Alcantara, foi homenageado pelo Comandante do 2º Distrito Naval, recebendo o prêmio escolar em reconhecimento ao seu desempenho exemplar.

O Futuro da Marinha

A formatura destes novos oficiais reforça o compromisso da Marinha do Brasil em capacitar profissionais altamente qualificados, prontos para atuar tanto em tempos de paz quanto em situações de conflito. A BNA, ao realizar esta cerimônia, destaca a importância da formação contínua e do investimento em pessoal, garantindo que a Marinha esteja sempre preparada para cumprir sua missão de proteger e servir o país.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).