O Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) comemorou seu 31ª aniversário com uma solenidade, durante a manhã desta terça-feira (18), em sua sede, localizada no bairro do Trapiche da Barra, em Maceió.
Estiveram presentes na cerimônia, o secretário de segurança pública de Alagoas, Flávio Saraiva; o comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim; o comandante do CFAP, tenente-coronel Sílvio Lúcio; além dos praças e oficiais pertencentes a unidade, e os alunos do Curso de Formação de Praças 2023.
Na oportunidade, foram homenageados os sargentos Manoel Julião, José Ferber, Rogério Ferreira, Janaína Moura e Suelly de Melo; além do cabo Thiago Alex e a soldado Karinne dos Santos, todos fazem parte do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças.
Seguindo a tradição recente das solenidades institucionais da Corporação, ocorreu um momento de destaque aos policiais veteranos, em especial, a tenente da Reserva Remunerada, Silviany Domingues, que serviu por aproximadamente 20 anos ao CFAP. Todos os presentes, juntamente com o coronel Paulo Amorim, prestaram continência a militar.
Para encerrar o evento, foi realizado o desfile da Guarda de Honra, composta por militares do CFAP, armados com fuzis cerimoniais, mosquefal 762 e baioneta calada, em continência ao comandante-geral.
Histórico do CFAP
Através da lei nº 2.287, de 22 de agosto de 1960, foi criada na Polícia Militar de Alagoas uma Companhia-escola no 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tornando-se, assim, o embrião da formação policial militar em nossa corporação. Dois anos depois, houve a reestruturação da PM, estabelecendo um Grupamento Escola no quartel geral, “necessário à boa formação, especialização e aperfeiçoamento dos quadros e da tropa”.
Em 1970 houve a nova reestruturação na Corporação, desta vez extinguindo o Grupamento Escola e recriando a Companhia Escola, junto ao Batalhão de Comando e Serviços (BCS) e, para efeito de instrução e operações, subordinada a 3ª Seção do Estado Maior Geral (EMG).
Após cinco anos, extingue-se a Companhia Escola e cria-se o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) como órgão de apoio do sistema de ensino, subordinado diretamente ao comandante-geral, destinado a formação, especialização e aperfeiçoamento das praças.
Em 20 de julho de 1984, o CFAP foi transferido para a Colônia de Santa Fé, sediada no município de União dos Palmares, ficando lá por um período de três anos, quando em 1989, através do decreto nº 33.502 de 26 de junho, o CFAP passou a denominar-se Centro de Ensino e Instrução (CEI), subordinado à diretoria de ensino, passando a partir de então a formar, aperfeiçoar, especializar e treinar conjuntamente oficiais e praças da Corporação, assim permanecendo por oito anos.
O CEI é extinto em 1992, sendo, em seu lugar, criada a Academia de Polícia Militar (APM), destinada a formar e aperfeiçoar os oficiais da corporação, e no ato, recriado o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), permanecendo com essa nomenclatura até a presente data. Desde seu surgimento, em sua primeira formatação, já se passaram 63 anos de história.
O CFAP completa 31 anos de compromisso com a sociedade, em formar e aperfeiçoar as praças da Polícia Militar de Alagoas.
[ad_2]
Maceió em Foco
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395