A Escola de Guerra Naval (EGN) no Brasil realizou uma cerimônia em 10 de julho para homenagear a Data Magna da República da Argentina, que marca a declaração de independência do país em 09 de julho de 1816. A cerimônia foi presidida pelo Diretor da EGN, Contra-Almirante Gustavo Calero Garriga Pires, e contou com a presença de importantes figuras militares, incluindo o Superintendente de Ensino, Contra-Almirante (RM1) Eduardo Augusto Wieland.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Reconhecimento das Contribuições da Argentina

Durante a cerimônia, o Hino da República da Argentina foi tocado e seguido pelas palavras do Capitão de Corveta (FN) David Peixoto Manhães Junior. O oficial de ligação destacou a importância da data e ressaltou aspectos do país vizinho, como sua extensão territorial – a segunda maior da América do Sul – e sua localização estratégica na porção mais austral do continente. Ele também enfatizou que a confiança mútua entre os países tem contribuído para a construção de um espaço regional de paz e cooperação no Atlântico Sul.

Agradecimento do Oficial-Aluno Argentino

Em um gesto de reconhecimento, o Capitão de Fragata Julio César Rivas, Oficial-Aluno argentino, agradeceu a homenagem. Suas palavras ressaltaram o espírito de colaboração e amizade entre os dois países, enfatizando os intercâmbios e parcerias que caracterizam a relação bilateral.

Laços de Amizade e Cooperação

Por fim, o Diretor da EGN, Contra-Almirante Gustavo Calero Garriga Pires, destacou os laços de amizade entre Brasil e Argentina, o alinhamento existente entre ambas as Marinhas, e a cooperação e apoios mútuos, evidenciados em várias ocasiões. A comemoração é parte de uma tradição da EGN de manifestar a relevância de ter em seus cursos Oficiais estrangeiros, representantes de Marinhas Amigas.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).